23 de fevereiro de 2011

Equipando-se para a batalha espiritual

Efésios 6. 11-20

11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
12 Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
15 E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
16 Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
18 Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,
19 E por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho,
20 Pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar.



Neste texto sagrado, Paulo faz alusão a figura de um soldado vestido e pronto para a guerra, a fim de nos convocar a nos prepararmos para a Batalha Espiritual, na qual estamos inseridos todos os dias.
Quando aceitamos a Cristo, passamos a desfrutar das bençãos e dos favores de Deus plenamente. Usufruimos de liberdade para louvá-Lo, adorá-Lo, bendizê-Lo, escutá-Lo, amá-Lo, honrá-Lo, e, principalmente, atingimos a estatura de herdeiros dos Reinos dos Céus.
Todos esses privilégios nos tornam alvos das investidas diábolicas, tramadas por Satanás e seus anjos contra a Amada e Eleita Igreja do Senhor.
Todavia, Deus não nos deixa a mercê, ele preparou mecanismos e equipamentos de defesas infalíveis, senão vejamos:
1. "Cingidos os vossos lombos com a verdade" (v. 14) deve ser nosso compromisso, nossa premissa, nosso guia, a fim de gozarmos da liberdade conquistada por Cristo na cruz do calvário. Quando mentimos nos tornamos escravos do pecado e apartados da Glória de Deus.
2. "Vestida a couraça da justiça" (v. 14) deve habitar em nosso coração, isto é, em nossa alma. A confissão e o perdão fundados no sacrifício salvífico do Filho de Deus purificam o coração.
3. "Calçados os pés na preparação do evangelho da paz" (v. 15), o crente salvo e liberto, ele é cheio da Graça e do Amor de Deus, o que o torna disposto a levar as Boas Novas a outros que ainda não têm salvação.
4. "Tomai... Escudo da fé" (v. 16), rebate todo medo e culpa, que o Diabo possa lançar em nossos pensamentos através de acusações, relembrando pecados dos quais o Senhor Deus já nos perdoou.
5. "Tomai... Capacete da salvação" (v. 17), a certeza da salvação é um grande exercício de fé, adquirida quando nos colocamos sempre diante de Deus com o coração contrito e humilde reconhecendo nossos pecados e transgressões, constituindo-se, portanto,  em uma enorme defesa contra a dúvida e a insegurança lançadas pelo Inimigo.
6. "Tomai... a Espada do Espírito" (v. 17), o próprio apóstolo na continuição do versículo, explica que se refere a Palavra de Deus. Esta é viva e eficaz, quando guardada em nossa alma, produz efeitos grandiosos e surpreendentes. É através da leitura diária da bíblia que: conhecemos a Deus e suas maravilhas; nos aproximamos dEle; compreendemos a essência da  liberdade cristã; nos fortalecemos no amor de Deus; acrescentamos nossa fé. Enfim poderíamos enumerar infinitos benefícios de tal prática.
7. "Orando em todo o tempo" (v. 18), a oração é a forma pela qual conversamos com Deus, estabelecemos um relacionamento íntimo e profundo com Ele. Através dessa arma podemos está cada vez mais próximos dEle, recebendo sua orientação, conforto, encorajamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário