19 de agosto de 2011

Amor ou paixão: eis a questão!


Uma jovem me perguntou: “Como saber se estou amando de verdade?”. Um dia, eu também vivi esse dilema e certos conselhos – de pessoas que tenho como referencial e da palavra de Deus, claro! – foram essenciais.

A palavra de Deus diz: “O amor é paciente. É benigno, não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade, tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”(1 Coríntios 13:4-7).

Quando a Bíblia revela que o amor é paciente, ela nos ensina que precisamos de tempo para conhecer a pessoa amada, seus pontos fracos e fortes. Comigo mesma aconteceu dessa forma. Tive de ser bem paciente, esperei quatro anos e meio até me casar com o Gilmar. Ufa, foi difícil! Mas amar é um processo de crescimento e para crescer você realmente precisa de tempo. Daí paciência ser fundamental na vida de um casal.

Já a paixão tem como aliada a pressa, que impede de pensar nas consequências na hora de dizer e fazer coisas para não perder outro. E amor não é uma emoção ou um momento romântico, mas uma decisão racional! Quando Deus criou o homem Ele não ficou emocionado ou comovido, mas decidido a amá-lo!

É isso que torna possível voltar a amar alguém a quem já se odiou. Pois a relação não está só baseada em emoção, mas numa decisão. E se a decisão mais importante na vida de um ser humano é aceitar Jesus, a segunda é escolher com quem se casar e passar o resto da vida.

O amor está sempre disposto a dar, a perdoar, a ouvir com os ouvidos do coração. Não arde em ciúmes, não se irrita. Ele encara os fatos de forma a resolvê-los e não deixa para depois, pois sabe que fugir das dificuldades somente irá piorar a situação. Já a paixão esquece rapidamente os atos de bondade do outro. Ela torna o relacionamento difícil, ameaçado, possessivo e inseguro.

Vejo pessoas que se casam em busca de segurança; de posição social; para fugir do ambiente familiar. E até por aparência física! Ora, essas razões não preencherão o seu coração. Nem assegurarão um lar feliz, sólido e estruturado.

Por isso, se você está prestes a decidir com quem irá se casar, peça sabedoria e orientação ao Senhor. Ele lhe conduzirá pelo caminho que a deixará plena e feliz! Pois ele conhece todas as nossas experiências, é o nosso Criador, sendo capaz de dirigir a nossa vida. Mas você precisa saber esperar Nele para tomar as decisões certas em tudo – principalmente em relação a namoro, noivado e casamento. Afinal, Deus vê a nossa vida de forma completa, do passado ao futuro, sabendo, portanto, do que necessitamos no presente e do que nos deixará realizadas e felizes durante toda nossa história.

Traga-O para sua vida e permita que cuide de você. Se você já se casou, traga Jesus agora para seu casamento e faça dele um relacionamento a três, pois Ele pode restaurar alegrias eventualmente perdidas no caminho e mudar completamente a história da sua família. Afinal, o primeiro milagre que Jesus fez foi num casamento e se você precisa de um milagre na sua casa, Jesus é a resposta. Você nasceu para ser vitoriosa e desfrutar de uma vida de sucesso. Principalmente dentro da sua família, que é, sem dúvida, um dos projetos mais importantes de Deus.


Pastora Aline Barros
Revista Viva Mais. 08 de jun, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário