12 de outubro de 2011

Os sonhos de um adolescente...


Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais. E disse-lhes: Ouvi, peço-vos, este sonho, que tenho sonhado: Eis que estávamos atando molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava, e também ficava em pé, e eis que os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho.Então lhe disseram seus irmãos: Tu, pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós? Por isso ainda mais o odiavam por seus sonhos e por suas palavras.E teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, e disse: Eis que tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam a mim.E contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai, e disse-lhe: Que sonho é este que tiveste? Porventura viremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra? Seus irmãos, pois, o invejavam; seu pai porém guardava este negócio no seu coração. 

Gênesis 37:5-11


Quantas vezes não estamos na mesma situação que esteve José... de sermos invejados pelos outros por causa de nossos sonhos?!
José a esta época, tinha aproximadamente 17 anos, era, portanto, um adolescente, quase um jovem, ainda inocente e cheio de confiança no mundo e nas pessoas que o rodeavam. Mal sabia, ele, que aqueles mesmos a quem chamava de irmãos e os amava como tal, tramariam para matá-lo. 
Você, também, deve ser um adolescente, que a exemplo de José possui muitos sonhos, projetos, e isto é bom, é maravilhoso! Os sonhos nos trazem esperança, nos dão um motivo para continuar lutando, um objetivo a ser alcançado, a ser conquistado.
Mas a história de José nos ensina algumas lições...

1. Quais são nossos sonhos?!
Os sonhos de José foram dados por Deus! E narravam a história da sua vida! E nós?! Será que os nossos sonhos tem sido dados por Deus?! Ou são fruto de nossa vaidade ou vontade de satisfazemos os nossos próprios deleites?!
Lembre-se: os nossos sonhos só terão sentido e só servirão para algo se forem dados por Deus, e, isto só será        possível se estivermos atentos e dispostos a ouvir Sua voz.

2. Com o que estamos sonhando?! 
Sonhamos com o que?! Um namorado bonito e legal?! Com nossa simples prosperidade material... nossa casa própria, nosso carro, um emprego que pague bem?! Não que essas coisas sejam ruins ou seja pecado desejá-las, porém não podemos esquecer que tudo o que somos e tudo que nos é dado, é para glorificar a Deus e servir a seu Reino, caso contrário, será inócuo e servirá somente para satisfazer nossa vaidade, nosso egoísmo e necessidade de autoafirmação.
E aqui temos nossa segunda lição: todos os nossos sonhos devem ter como prioridade o Reino de Deus e sua justiça!

3. Estamos dispostos a não desistir de nossos sonhos?! 
No texto bíblico, vemos que José foi odiado e invejado por seus irmãos, porque ousou acreditar em seus sonhos e compartilhá-los! Muitas vezes, isto, também ocorrerá conosco, se ousarmos a viver aquilo que Deus tem projetado para nós! Seremos humilhados, tripudiados, repudiados, aflitos, invejados... Contudo, há uma boa notícia: se nos mantivermos firmes Deus concretizará tudo o que Ele mesmo tem projetado para as nossas vidas! 
Nossa terceira lição: nunca desistir dos sonhos dados por Deus para nós, nunca pensar em olhar para trás, nunca reclamar! Sempre acreditar que o melhor de Deus ainda está por vir e que aquelas mesmas pessoas que nos odiaram e nos invejaram também podem ser abençoadas através da nossa vida e que elas tem algo de bom, só precisa que olhemos para elas com amor, carinho e perdão, afinal, todos erram, e, estão passíveis  a falta de visão! 

Minha oração, neste tempo...
É que você, seja um instrumento capaz de levar as pessoas essa mensagem a muitos adolescentes e jovens do nosso país, mostrá-los que tudo que precisam é crer que Deus é poderoso para realizar cada sonho que está em seus corações. 
Que você possa viver a plenitude do amor de Deus amando a igreja local, amando servir ao Senhor, adolescentes com personalidade que não trocam o seu chamado por qualquer prato de lentilha. 

Sonho com adolescentes...
Que sabem o que querem e sabem quem são, vibrantes que louvam e exaltam a Deus pela nova vida que agora vivem. 
Bem sucedidos, que sabem plantar, que sonham, que vivem para realizar esses sonhos, adolescentes alegres que amam a vida e que amam viver. 
Amigos, irmãos, pastores, lideres, casados, felizes no amor, que superam toda a dor, transformadores de nações, que arrastam multidões, e que sonharam comigo!
Que serão meus amigos, sonho com adolescentes…, preciso acordar logo para mover esse mundo! Preciso acordar logo para viver isso tudo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário